Para filmar com câmera car na cidade do Rio de Janeiro é necessário que o produtor preencha o Requerimento de Autorização de Filmagem no Carioca Digital e responda corretamente à pergunta do formulário “Haverá uso de câmera car ou necessidade de operação de trânsito especial ?” com “Sim” e descreva como será a dinâmica. Como exceção do uso de câmera acoplada ao veículo, todos os casos devem ser avaliados pela RioFilme junto com a CET-Rio.
Nos casos de baixo impacto, no qual se utiliza grua frontal, traseira ou low loader, como não ultrapassa o limite de uma faixa de rolamento, entende-se que não é necessário interdição parcial ou total da via. O carro com a grua pode acompanhar o fluxo do trânsito sem interrompê-lo.
A utilização da grua lateral é um caso de maior impacto. Como ultrapassa a dimensão de uma faixa de rolamento, é necessário um estudo técnico por parte da CET-Rio, para que se tenha o entendimento a respeito das possíveis interdições da via, seja ela intermitente ou total, a depender do local, fluxo de trânsito na via e outros fatores. Normalmente, o recomendado é que haja bloqueio total da via para evitar acidentes ou prejuízos ao trânsito.
Como já dito anteriormente, no caso da utilização de uma câmera acoplada ao carro, a Rio Film Commission pode emitir um comunicado, que é uma autorização para produções de baixo impacto.