Cultura, diversidade e mais!

Por ser o cartão-postal mais famoso do Brasil, o Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por suas belezas naturais e atrações simbólicas, como o estádio do Maracanã, o Monumento do Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Além das paisagens e dos locais icônicos, a cidade do Rio de Janeiro oferece uma arquitetura diferenciada, que alia localidades históricas com prédios e construções contemporâneas e futurísticas, como o Museu do Amanhã, o complexo da Cidade das Artes e o Boulevard Olímpico. Portanto, não surpreende que a UNESCO tenha escolhido o Rio como a primeira Capital Mundial da Arquitetura (2020).

Num mesmo município, podemos encontrar florestas tropicais, áreas urbanas, praias e construções coloniais. Devido a essa incrível variedade de locações, a Rio Film Commission está pronta para encontrar as soluções de filmagem perfeitas para o seu projeto.

Imagine quantas histórias podem ser contadas a partir da riqueza cultural do Rio de Janeiro. A cidade é um microcosmo da diversidade étnica do Brasil e transpira História, tradições e expressões artísticas de diversas origens. Onde quer que você olhe, o Rio o convida a mergulhar em manifestações culturais, garantindo experiências e inspiração únicas. 

Uma outra vantagem do Rio de Janeiro é sua curta distância a outros municípios. Estamos confiantes de que, no Rio de Janeiro, você vai encontrar a locação perfeita para o seu próximo projeto: praias, serras, rios, florestas, fazendas, centros urbanos e locações extraordinárias. Mas caso você precise mudar de paisagem, a geografia do Rio de Janeiro é bastante diversificada, e o Estado do Rio de Janeiro está dividido em 12 regiões facilmente acessíveis:

1. Águas do Noroeste:

Os 14 municípios da região apresentam cachoeiras, rios, serras, sítios, opções de turismo rural e de prática de esportes como rapel, rafting, entre outros. 

Principais cidades: Itaperuna e Natividade. 

2. Baixada Fluminense:

A região é altamente urbanizada e industrial e faz parte da área periférica da cidade do Rio de Janeiro, conhecida como Grande Rio. Muitos de seus moradores trabalham na capital. Com alto índice demográfico, a Baixada tem também áreas verdes (entre elas, reservas florestais) e construções antigas (casarões, igrejas e estradas de ferro).

Principais cidades: Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e Seropédica.

3. Agulhas Negras:

Região serrana na divisa com o estado de São Paulo. As Agulhas Negras têm várias atividades de ecoturismo: caminhadas, passeios florestais e escaladas. Lá está o Parque Nacional de Itatiaia, a primeira reserva ecológica criada no Brasil.

Principais cidades: Itatiaia, Penedo, Resende e Visconde de Mauá.

4. Caminhos Coloniais:

História e natureza se encontram nos quatro municípios dessa região rural. Há construções e fazendas coloniais intactas, rios propícios para a prática de rafting, assim como locais para os adeptos de rapel e voo livre. A região também teve grande importância durante o período do Ciclo do Café.

Principais cidades: Paraíba do Sul, Três Rios, Areal e São José do Vale do Rio Preto.

5. Caminhos da Mata:

Construções barrocas, fazendas históricas e sítios arqueológicos convivem em uma região de negócios desenvolvida. Nos municípios dos Caminhos da Mata existem também muitas cachoeiras e florestas.

Principais cidades: Itaboraí, Rio Bonito e São Gonçalo.

6. Costa do Sol:

Extenso território litorâneo também chamado de Região dos Lagos. As praias das cidades que a compõem são famosas pelas águas claras. A região é muito apreciada por surfistas, mergulhadores e turistas do mundo todo. Há um aeroporto internacional no município de Cabo Frio.

Principais cidades: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

7. Caminhos da Serra:

Região com bastante área verde (rios e florestas) na divisa com Minas Gerais. Suas cidades são procuradas tanto por praticantes de voo livre, canoagem e moutain bike quanto por aqueles que gostam de caminhadas e cavalgadas.

Principais cidades: Bom Jardim, Carmo e Sumidouro.

8. Costa Doce:

Região entre o mar e a serra, ao norte do Rio de Janeiro, na divisa com o Estado do Espírito Santo. Há praias, cachoeiras e parques em suas cidades, assim como edificações do período colonial. A cidade de Campos dos Goytacazes é um dos importantes polos da indústria petrolífera brasileira.

Principais cidades: Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

9. Costa Verde:

Região litorânea ao sul do estado conhecida pela grande área preservada de Mata Atlântica, por praias e ilhas paradisíacas, e serras à beira-mar. Outra característica marcante da Costa Verde é a cidade histórica de Paraty, com muitas construções dos século XVIII e XIX. Serviu de palco para diversas filmagens de Os Mercenários (The Expandables), longa de Sylvester Stallone, por exemplo.

Principais cidades: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.

10. Serra Verde Imperial:

Cinco cidades encravadas na montanha formam a área também denominada Região Serrana. Rios, cachoeiras, pousadas, clima ameno e história (principalmente na cidade imperial de Petrópolis) são alguns dos pontos fortes da Serra Verde Imperial.

Principais cidades: Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.

11. Metropolitana:

Área que abrange as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Diversidade arquitetônica, praias, alguns dos principais pontos turísticos mundiais, infra-estrutura que só uma mega-metrópole oferece e natureza estonteante. Tudo isso pode ser visto nos dois municípios vizinhos.

Principais cidades: Niterói e Rio de Janeiro.

12. Vale do Café:

A região é um patrimônio histórico e cultural brasileiro a céu aberto. Lá existem fazendas do “Ciclo do Café” (1800/1930), com casarões e senzalas em perfeito estado de conservação. Muitas produções audiovisuais já foram realizadas no Vale do Café.

Principais cidades: Barra do Piraí, Barra Mansa, Valença, Vassouras e Volta Redonda.