Por que filmar no Rio de Janeiro é uma boa escolha?

A equipe da Rio Film Commission (RFC) oferece toda a assistência necessária para a realização de produções audiovisuais no Rio de Janeiro

Logística

A Rio Film Commission é uma central oficial da Cidade do Rio de Janeiro para atender a todas as necessidades das produções audiovisuais realizadas no município, incluindo obtenção de permissões, pesquisa de locações e identificação de fornecedores de serviços do audiovisual. Mais do que melhorar a infraestrutura e os serviços de alto padrão oferecidos por film commissions, a RFC tem um cadastro de produtoras, técnicos, empresas de serviço audiovisual e das locações da cidade do Rio de Janeiro.

Autorização para filmagens

Para solicitar o apoio pontual da Rio Film Commission na obtenção de autorização de filmagem, os produtores devem registrar seus projetos no Formulário de Apoio da Rio Film Commission, disponível na barra lateral à direita da página.

O Sistema Rio Mais Fácil Autorização de Filmagens é a plataforma digital da Prefeitura do Rio de Janeiro que produtores audiovisuais podem acessar para solicitar e obter autorização para filmar nas vias públicas da cidade. Mas fique atento(a): solicitações devem ser enviadas com no mínimo 7 dias úteis anteriores à realização da produção. Conheça o Sistema acessando o link  https://carioca.rio/servicos/solicitacao-de-autorizacao-de-filmagem-rio-film-commission/.

Registre seu pedido de autorização para filmagem ou gravação seguindo os passos:

  1. Crie seu cadastro em https://carioca.rio;
  2. Após o login, escreva no campo de busca ‘Autorização de Filmagens;
  3.  À esquerda, aperte o botão azul ‘Abrir Novo Requerimento’ e preencha o formulário com as informações da(s) sua(s) diária(s) de produção.

Autorizações facilitadas

A Rio Film Commission orienta e auxilia os produtores a obterem a autorização para filmagens em vias públicas específicas, sujeitas a algumas condições. Para tanto, as informações sobre a produção devem ser preenchidas no formulário de apoio. Para mais detalhes, entre em contato com a RFC.

Associação entre produtores nacionais e internacionais

O produtor estrangeiro deve se associar a uma produtora brasileira que, por sua vez, deve ser registrada na Ancine. Além de ser o canal de comunicação com a Ancine, a empresa brasileira é responsável por garantir que a legislação local seja seguida e por auxiliar em questões de liberação alfandegária, contratação de equipe local, locação de equipamento, assim como outras formas de apoio. No município do Rio, assim como em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Rio Film Commission também pode auxiliar as produções.

Se você deseja saber mais sobre as condições para um produtor estrangeiro filmar no Brasil, por favor acesse o site da Ancine

As principais produtoras audiovisuais do Brasil estão no Rio de Janeiro

Devido a sua importância econômica e cultural e a sua beleza natural, muitas produções vêm trabalhar aqui. O maior polo de dramaturgia televisiva do país funciona no Rio. Nossa cidade oferece todos os serviços necessários à sua produção. Há diversos estúdios de gravação, locadoras de equipamentos, estúdios de pós-produção, de animação, e profissionais altamente capacitados. No portal da Rio Film Commission, você pode encontrar informações sobre as produtoras e profissionais da cidade cadastrados na RFC. 

A cidade é a síntese da cultura brasileira

Aqui surgiram gêneros musicais conhecidos em todo o mundo, como o samba, a bossa nova e o funk carioca. Durante o reinado do rádio, nos anos 40 e 50, sediava as principais emissoras. A cidade do Rio de Janeiro vem sendo palco dos principais capítulos da história do cinema e da televisão brasileira, desde as primeiras filmagens até os dias de hoje. Os mais importantes estúdios de teledramaturgia e telejornalismo do país estão aqui. O Rio de Janeiro foi berço das chanchadas e dos estúdios da Cinédia e da Atlântida, marcos do cinema nacional. Os grandes nomes do Cinema Novo (movimento cinematográfico brasileiro dos anos 60), como Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues e Glauber Rocha, entre outros, trabalharam e residiram na cidade. As maiores produtoras de cinema nacionais também atuam no Rio de Janeiro. Como o principal monumento da cidade, o Cristo Redentor, mostra, a RFC está de braços abertos para receber sua produção audiovisual em toda a cidade.

Um mundo de locações

A cidade do Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por sua cultura e sua beleza. Além disso, seus cartões-postais são as primeiras imagens que vêm à cabeça quando se fala no nosso país. O título de “Cidade Maravilhosa” foi consequência inevitável do encantamento causado por uma vasta série de monumentos naturais e arquitetônicos, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, Copacabana, Ipanema e outros famosos pontos turísticos. Contudo, ao redor da cidade, vários outros municípios ainda reservam muitas surpresas. A curtas distâncias da capital ficam serras, cidades históricas do período colonial e imperial, fazendas e construções centenárias, além de um litoral deslumbrante de norte a sul. São mil encantos e possibilidades para sua produção.

Estamos confiantes de que, no Rio de Janeiro, você vai encontrar a locação perfeita para o seu próximo projeto: praias, serras, rios, florestas, fazendas, centros urbanos e locações extraordinárias estão relacionados no site da RFC. Como a geografia do Rio de Janeiro é bastante diversificada, são 12 as regiões do estado, facilmente acessíveis:

Águas do Noroeste

Os 14 municípios da região apresentam cachoeiras, rios, serras, sítios, opções de turismo rural e de prática de esportes como rapel, rafting, entre outros. 

Principais cidades: Itaperuna e Natividade. 

Baixada Fluminense

A região é altamente urbanizada e industrial e faz parte da área periférica da cidade do Rio de Janeiro, conhecida como Grande Rio. Muitos de seus moradores trabalham na capital. Com alto índice demográfico, a Baixada tem também áreas verdes (entre elas, reservas florestais) e construções antigas (casarões, igrejas e estradas de ferro).

Principais cidades: Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e Seropédica.

Agulhas Negras

Região serrana na divisa com o estado de São Paulo. As Agulhas Negras têm várias atividades de ecoturismo: caminhadas, passeios florestais e escaladas. Lá está o Parque Nacional de Itatiaia, a primeira reserva ecológica criada no Brasil.

Principais cidades: Itatiaia, Penedo, Resende e Visconde de Mauá.

Caminhos Coloniais

História e natureza se encontram nos quatro municípios dessa região rural. Há construções e fazendas coloniais intactas, rios propícios para a prática de rafting, assim como locais para os adeptos de rapel e voo livre. A região também teve grande importância durante o período do Ciclo do Café.

Principais cidades: Paraíba do Sul, Três Rios, Areal e São José do Vale do Rio Preto.

Caminhos da Mata

Construções barrocas, fazendas históricas e sítios arqueológicos convivem em uma região de negócios desenvolvida. Nos municípios dos Caminhos da Mata existem também muitas cachoeiras e florestas.

Principais cidades: Itaboraí, Rio Bonito e São Gonçalo.

Costa do Sol

Extenso território litorâneo também chamado de Região dos Lagos. As praias das cidades que a compõem são famosas pelas águas claras. A região é muito apreciada por surfistas, mergulhadores e turistas do mundo todo. Há um aeroporto internacional no município de Cabo Frio.

Principais cidades: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Caminhos da Serra

Região com bastante área verde (rios e florestas) na divisa com Minas Gerais. Suas cidades são procuradas tanto por praticantes de voo livre, canoagem e moutain bike quanto por aqueles que gostam de caminhadas e cavalgadas.

Principais cidades: Bom Jardim, Carmo e Sumidouro.

Costa Doce

Região entre o mar e a serra, ao norte do Rio de Janeiro, na divisa com o Estado do Espírito Santo. Há praias, cachoeiras e parques em suas cidades, assim como edificações do período colonial. A cidade de Campos dos Goytacazes é um dos importantes polos da indústria petrolífera brasileira.

Principais cidades: Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

Costa Verde

Região litorânea ao sul do estado conhecida pela grande área preservada de Mata Atlântica, por praias e ilhas paradisíacas, e serras à beira-mar. Outra característica marcante da Costa Verde é a cidade histórica de Paraty, com muitas construções dos século XVIII e XIX. Serviu de palco para diversas filmagens de Os Mercenários (The Expandables), longa de Sylvester Stallone, por exemplo.

Principais cidades: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.

Serra Verde Imperial

Cinco cidades encravadas na montanha formam a área também denominada Região Serrana. Rios, cachoeiras, pousadas, clima ameno e história (principalmente na cidade imperial de Petrópolis) são alguns dos pontos fortes da Serra Verde Imperial.

Principais cidades: Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.

Metropolitana

Área que abrange as cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Diversidade arquitetônica, praias, alguns dos principais pontos turísticos mundiais, infra-estrutura que só uma mega-metrópole oferece e natureza estonteante. Tudo isso pode ser visto nos dois municípios vizinhos.

Principais cidades: Niterói e Rio de Janeiro.

Vale do Café

A região é um patrimônio histórico e cultural brasileiro a céu aberto. Lá existem fazendas do “Ciclo do Café” (1800/1930), com casarões e senzalas em perfeito estado de conservação. Muitas produções audiovisuais já foram realizadas no Vale do Café.

Principais cidades: Barra do Piraí, Barra Mansa, Valença, Vassouras e Volta Redonda.