Rio Film Commission se filia à AFCI – Association of Film Commissioners International

afci

A Rio Film Commission agora é membro da AFCI – Association of Film Commissioners International, a maior entidade representativa do gênero no mundo. A formalização da assinatura da filiação junto à AFCI aconteceu no começo deste mês.  Tornar-se membro da AFCI é bastante estratégico, pois coloca a Rio Film Commission no mapa das film commissions do mundo, e traz uma série de benefícios:

 – A AFCI é a única associação de film commissions do mundo, que representa entidades de todas as partes do planeta, ela é também referência nessa área e conta hoje com mais de 300 associados, de diferentes entes, com representatividades variadas, nacionais, estaduais, regionais e municipais. Cidades como Atlanta (EUA), Amsterdam (Holanda), Barcelona (Espanha), Busan (Coréia do Sul), entre tantas outras dos cinco continentes, além das nossas vizinhas São Paulo, Buenos Aires e Bogotá.

– Se tornar membro da AFCI é interessante, não só pela visibilidade, credibilidade, institucionalização e internacionalização, mas também porque eles estão sempre atentos às legislações internacionais e às novidades do setor, promovendo a atualização dos associados por meio de cursos e webinars online e uma newsletter semanal de ampla circulação global relacionada à indústria audiovisual

– Outra vantagem importante é que a AFCI participa dos principais eventos de mercado audiovisual do mundo, como festivais, congressos e feiras de locação e turismo. E leva material de seus membros, além de proporcionar descontos para que seus associados participem desses mercados. Além disso, a associação busca por meio da organização de dois eventos anuais, a AFCI Week e o Cineposium, não só estimular o networking de seus associados com empresas produtoras, estúdios e players do mundo todo, que estejam buscando destinos atrativos para as suas produções, mas também o intercâmbio de experiências entre outras film commissions associadas.

– Esta é também uma forma de promover internacionalmente o Edital de CASH REBATE lançado pela RioFilme recentemente, a vinda de produções de outros países para o Rio movimenta a economia local, gera empregos, através de coproduções e production services com empresas produtoras cariocas.

Segundo Daniel Celli, Coordenador da Rio Film Commission: “A existência de film commissions faz com que as localidades que possuem uma, como o Rio de Janeiro, passem a fazer parte de um mapa de destinos para as produções audiovisuais, por buscarem garantir um ambiente mais atrativo para as filmagens, mais “film friendly”. Não que o Rio de Janeiro já não fosse, mas essa política pública potencializa a cidade como destino.  Trata-se de um conjunto de ações e tarefas direcionadas ao mercado audiovisual, que pode ser um serviço tornado mais acessível, a facilitação de uma locação, infraestrutura de produção disponível, profissionais qualificados, uma instituição pronta a atuar para que uma produção aconteça, um mecanismo econômico de atração de produções como o cash rebate e diversas outras possibilidades. Além disso, é preciso divulgar esses atrativos, esse aspecto “film friendly”, e fazer parte de uma associação internacional como a AFCI é bastante estratégico para isso. A filiação da Rio Film Commission a AFCI é colocar ainda mais a cidade do Rio de Janeiro no mapa mundial de destinos amigáveis, receptivos às produções audiovisuais. Pequena ação, mas bastante estratégica”, diz.

Com essa ação, a RioFilme dá mais um passo para tornar o Rio de Janeiro uma cidade ainda mais competitiva em âmbito nacional e internacional. Para conhecer o perfil da Rio Film Commission na AFCI acesse o link: https://directory.afci.org/listing/rio-film-commission-riofilme/

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *