Primeiros passos: como produzir no Rio
A Rio Film Commission é a central oficial da Cidade do Rio de Janeiro para atender às necessidades das produções audiovisuais realizadas no Município, incluindo obtenção de permissões, pesquisa de locações e identificação de fornecedores de serviços do audiovisual. Mais do que melhorar a infraestrutura e os serviços de alto padrão oferecidos por film commissions, a RFC tem um cadastro de produtoras, técnicos, empresas de serviço audiovisual e das locações da Cidade do Rio de Janeiro.
A Rio Film Commission orienta e auxilia os produtores a obterem a autorização para filmagens em vias públicas específicas, sujeitas a algumas condições. Para tanto, as informações sobre a produção devem ser preenchidas no formulário Solicitação de apoio.
Filmar no Rio é... fácil!
O processo de obtenção de autorizações para filmagens é 100% digital, através do preenchimento de um único formulário. As informações incluídas no formulário são encaminhadas aos órgãos municipais responsáveis pelo ordenamento público, evitando que o produtor apresente qualquer documentação física ou se dirija a guichês de atendimento.
Desde 2021, o Brasil não é mais signatário da Convenção de Istambul, que validou o uso de ATA Carnet, o passaporte aduaneiro de equipamentos cinematográficos.
Atualmente, a declaração de equipamentos cinematográficos é feita através da Declaração Eletrônica dos Bens do Viajante (e-DBV).
Filmar no Rio é... rápido!
Para filmar nas locações públicas da Cidade do Rio de Janeiro são necessários entre 7 e 15 dias úteis para reunir as autorizações dos órgãos municipais. Por ser um processo 100% digital, o produtor pode acompanhar remotamente o andamento dos seus pedidos e receber em seu computador, celular ou tablet as autorizações necessárias para sua produção.
Algumas autorizações podem ser obtidas em segundos! Se uma produção for realizada com equipe reduzida, sem equipamentos que exijam montagem ou instalação, e ocorra em vias públicas sem causar interferência no trânsito, é possível em 24 horas um documento que regulariza a filmagem.
Filmar no Rio é... barato!
Você sabia que não há cobrança de taxas para realizar filmagens nas vias públicas da Cidade? As únicas despesas de produção regulamentadas para o uso de espaço público pelas produções audiovisuais são aquelas relacionadas às áreas verdes da Cidade, como praias, parques e reservas ambientais.
A Rio Film Commission facilita os pedidos de filmagem em locações públicas, fazendo a interface necessária com os órgãos e serviços públicos municipais.
Outra vantagem do Rio de Janeiro como destino cinematográfico é o câmbio favorável: na prática, o orçamento de uma produção estrangeira – seja ele em dólar ou em euro – pode dobrar ou mesmo triplicar o poder de contratação de serviços e profissionais.