Cine Curtas Lapa – Festival Internacional de Cinema de Curta-metragem

O CINE CURTAS LAPA é um Festival independente e sem fins lucrativos com entrada franca. Ele foi criado em novembro de 2011, mas tendo sua primeira mostra competitiva em outubro de 2012.

A mostra quando da sua criação e idealização tinha como meta exibir filmes que fossem realizados ou tinham como tema a cidade do Rio de Janeiro a fim de fomentar a indústria do audiovisual, em especial a de curtas-metragens cariocas no bairro mais tradicional da noite da cidade. A ideia sempre foi levar ao público da Lapa uma programação de curtas-metragens, abrindo uma janela para os produtores, realizadores e diretores de cinema e audiovisual, formando público e enriquecendo a vida cultural do bairro boêmio.

O Festival foi idealizado e criado em novembro de 2011, pelo produtor/diretor Alexandre Wacker. Em 2012 acontece de fato a 1ª Edição do Cine Curtas Lapa. A partir do segundo ano do Festival (2013), a direção abriu as portas para produções do Brasil e do mundo inteiro, tornando o Cine Curtas Lapa 'plural e multicultural' como é a nossa querida Lapa. O Festival se torna internacional, recebendo filmes da Europa, Ásia, Américas e África.

O Festival contempla com o troféu MADAME SATÃ ao melhor Curta-metragem Carioca eleito pelo Júri Popular. Os curtas internacionais concorrem ao prêmio RIO 40º de melhor Curta-metragem estrangeiro, também eleito pelo voto popular.

Ainda são contemplados os curtas, todos eleito, também, pelo voto popular:
- Brasileiros da Sessão LAPA BOÊMIA;
- Documentários da Sessão LAPA DOCs;
- Animações da Sessão LAPA ANIMADA;
- Cinema de Bordas da Mostra J. ULIVAN “CARAMUJO” (In Memorian).

Ao Júri Oficial, formado por profissionais de Cinema e Audiovisual, cabe a tarefa de premiar os filmes nas categorias: Direção, Roteiro, Fotografia, Edição e Montagem, Desenho de Som, Figurino, Ator e Atriz, concedendo o troféu CINE CURTAS LAPA.

A 8ª Edição do Festival, que acontecerá em 2023, após um hiato de 4 anos, é a 1ª Mostra Cores da Lapa com produções LGBTQIAPN+.

O Festival completa 12 anos, neste ano de 2023, de muito amor, dedicação e guerrilha para manter essa janela de exibição para os amantes da 7ª arte.

Experiência internacional: sim