Urca Filmes

Há quase 20 anos no mercado, a Urca Filmes é uma produtora independente com um portfólio diversificado, que inclui filmes de ficção, documentários e produtos seriados. Criada por Leonardo Edde e Eduardo Albergaria, a produtora tem como objetivo fortalecer a identidade cultural brasileira através de uma rigorosa seleção de produções temáticas que buscam combinar virtudes narrativas e estéticas, potencial de comunicação, valor de produção e reflexões sobre o Brasil.

Com esta estratégia a Urca Filmes consolidou uma forte presença na TV, criando e produzindo séries como "Sebastiana Quebra-Galho", "Globo Ciência", "Tira Onda", "De Cara Limpa", "Sangue Latino", "Estúdio 66", “Classicomaníaco”, entre outras. No cinema a produtora lançou títulos não apenas no Brasil mas também no mercado internacional de salas de exibição e em importantes festivais, dentre os quais destacam-se: “Soy Cuba: O Mamute Siberiano” (Chicago e Locarno), “O engenho de Zé Lins” (Toulouse), “Diário de Sintra” (Tribeca), “Desafinados” (Guadalajara), “Happy Hour” (Festival do Rio) e “Amazônia Groove” (SXSW).

A produtora também produziu, em coprodução ou na função de produção executiva, filmes como “Tropa de Elite 2” (direção de José Padilha) , “Os Desafinados” (direção de Walter Lima Júnior) e “O Filme da Minha Vida” (direção de Selton Mello).

Em 2023, concluiu a produção para cinema da cinebiografia de Claudinho e Buchecha, "Nosso Sonho", de Eduardo Albergaria. Filme nacional que alcançou o posto de maior bilheteria nacional de 2023.

Para 2024, a produtora está finalizando o longa documentário "PRK-30", que conta a história e reencena um programa de rádio brasileiro, tem a série documental Procurando Belchior (Canal Brasil), e, para a TV, está preparando a produção da série de ficção "Alucinação", livremente inspirada na vida (e nos mistérios) que envolvem Belchior, uma adaptação para o audiovisual do livro de Jotabê Medeiros "Belchior - Apenas um rapaz latino-americano".

Experiência internacional: sim